BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

domingo, 1 de novembro de 2009

Como nasceram as primeiras estrelas no Universo

FONTE: SITE ETERNOS APRENDIZES

Atualmente ainda não é possível para nós olharmos as primeiras estrelas do Universo, denominadas estrelas “População III”, com nossos telescópios, mas isso não impede que os pesquisadores entendam como esses enormes objetos estelares emergiram das eras da escuridão ["dark ages"] quando o Universo ainda era jovem.

Através de simulações por supercomputador em 3 dimensões os cientistas conseguiram obter a mais detalhada visão até o momento de como evoluíram as primeiras estrelas após o Big Bang.

Science/AAAS

Imagem da simulação computacional que estudou a formação da primeira geração de estrelas através de supercomputadores. Crédito: Science/AAAS

O modelo computacional segue a física simples que regia o início do Universo para simular como as frias nuvens de gás eventualmente se converteram em gigantescos embriões estelares. Essas sementes estelares cresceram e tornaram-se estrelas bem maiores que o Sol acendendo as “luzes do Universo”, pondo fim na “idade das trevas” que dominou o Universo no primeiro bilhão de anos após o seu nascimento no Big Bang.

“Até colocarmos essa física primordial no algoritmo da simulação computacional, não era realmente possível avaliar-se como as primeiras proto-estrelas se formaram”, disse Lars Hernquist, astrofísico da Universidade de Harvard cujo modelo de simulação das primeiras estrelas está detalhado na revista Science.

A misteriosa “matéria escura” proporcionou o primeiro empurrão gravitacional para que o gás composto de hidrogênio e hélio começasse a se agrupar, explicou Hernquist. O gás começou a liberar energia conforme se condensava, formando moléculas a partir dos íons, o que resfriou ainda mais a nebulosa e permitiu uma maior condensação.

Ao contrário dos modelos anteriores simplificados, as últimas simulações computacionais levam em consideração este processo de resfriamento de “transferência radioativa complexa”, complementou o astrofísico da Universidade de Nagoya, Naoki Yoshida, que liderou este projeto de modelagem computacional.

Eventualmente a gravidade não poderia condensar mais a nuvem de gás, devido ao fato que o gás densamente condensado exercia pressão impedindo um maior colapso. Tal ponto de equilíbrio marcou o inicio da formação de um embrião estelar, denominado proto-estrela pelos astrônomos.


Um comentário:

PORTAL OESTE NEWS

PORTAL OESTE NEWS
OESTE NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 13 BLOGS, 1181 LINKS, DOIS ORKUTS, UM TWITTER, UM YOUTUBE, UM MSN E UMA PÁGINA MUSICAL, TOTALIZANDO 1200 ENDEREÇOS ELETRÔNICOS NA WEB. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR # 100 % NORTE-RIO-GRANDENSE. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.